agua guariroba

SINSAP/MS prestigia formatura da 39ª turma da ESPEN

Por Redação em 03/06/2022 às 17:52:10

O presidente do SINSP/MS, André Santiago, esteve presente na formatura da 39ª turma da Escola Penitenciária de Mato Grosso do Sul, ESPEN, realizada nesta sexta-feira, 03, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 230 novos policiais penais estão prontos para atuar trabalhando em defesa da sociedade do estado. O presidente do sindicato foi convidado para compor a mesa de autoridades do evento e também para discursar para os novos policiais penais.

Durante o evento, a Secretária de Administração e Desburocratização de Mato Grosso do Sul, Ana Nardes, reconheceu o trabalho do SINSAP/MS para os avanços da categoria, e reafirmou o compromisso da discussão da alteração da lei que regulamenta a polícia penal, pois ainda não houve tempo hábil ainda de se fazer a análise de toda a proposta de mudança da legislação.

Convidado a discursar, o presidente do sindicato relembrou do colega de profissão Carlos Augusto Queiroz de Mendonça, que foi morto em 2014, em serviço, alvejado por um disparo de arma de fogo efetuado por um detento. Ele relatou que essa tragédia gerou a maior mobilização da história da categoria. A união partiu não de uma forma política, mas emocional.

A partir dessa mobilização, a categoria conseguiu gerar o entendimento da administração pública de que o sistema prisional do estado precisava de mais servidores, o que resultou no concurso de 2016. Santiago então agradeceu ao governo do estado por ter convocado todos os aprovados nesse certame. Ao todo, a escola penitenciária formou 1.176 novos policiais provenientes desse concurso.

Ao término do discurso, reforça que a solenidade de formatura é um resultado de todas as ações realizadas, e que tem trabalhado para que a sistema penitenciário evolua. O presidente termina sua fala pedindo para que os concluintes participem da formação identitária da categoria. "O profissional deve se apoderar do papel dele a partir de agora: o papel de polícia", concluí.

Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA