agua guariroba

Justiça Restaurativa Escolar realiza encontro em Chapadão do Sul

Por Redação em 24/04/2024 às 16:25:56

Os facilitadores de Práticas Restaurativas da comarca de Chapadão do Sul formados em 2023 participaram de um encontro para fomentar as práticas restaurativas nas unidades escolares do município. A ação foi realizada nos dias 22, 23 e 24 de abril pela equipe da Justiça Restaurativa Escolar, programa vinculado à Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMS e à Secretaria de Estado de Educação de MS (SED). O encontro contou com a participação de 25 facilitadores, entre psicólogos, assistentes sociais e educadores da rede pública de ensino.

O programa Justiça Restaurativa na escola atua com o desenvolvimento de práticas que visam a cultura de paz e o fortalecimento do espaço escolar como local de aprendizagem, acolhimento e desenvolvimento integral.

A Justiça Restaurativa é um modelo de justiça alternativo àquele que se conhece da Justiça dos tribunais. De uma forma mais ampla, trata-se de um novo paradigma, uma visão de mundo que busca prevenir ou solucionar conflitos e violências por meio do diálogo.

As facilitadoras Márcia Alessandra de Souza Sena e Soleide Bendo da Silva, do Programa Justiça Restaurativa Escolar, foram as responsáveis pelo acompanhamento dos facilitadores no município, os quais tiveram a oportunidade de vivenciar e desenvolver os Círculos de Diálogo com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.

A atuação dos facilitadores em Práticas Restaurativas está amparada pelo acordo de cooperação técnica nº 03.072/2023, firmado em novembro de 2023 entre o TJMS, por intermédio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, pela juíza Bruna Tafarelo, titular da 2ª Vara Criminal de Chapadão do Sul, pelo promotor de justiça Thiago Barile Galvão de França, representando o Ministério Público, e pelo Município de Chapadão do Sul. Também participaram do encontro a secretária municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Érica Schweter, e a secretária adjunta, Maria Otília Balbino.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de MS

Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA