Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Justiça

Campanha Superendividamento já conta com 142 pedidos cadastrados


Lançada há pouco mais de dois meses pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a campanha Cejusc Superendividamento: "Está superendividado? NEGOCIE! O Poder Judiciário pode ajudar você" tem ajudado as famílias que não têm como pagar suas dívidas sem comprometer o mínimo para sobrevivência a regularizar não apenas suas finanças, mas a própria vida como um todo.

Dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa de dezembro de 2023 apontam que Mato Grosso do Sul ocupa a 7ª posição no ranking dos Estados com população mais inadimplente, com índice de 48,67%, percentual este acima do total Brasil: 43,35%.

Esta parcela considerável de consumidores precisa ter a oportunidade de voltar a assumir suas obrigações monetárias, evitando comprometer todo o sistema de consumo, causando prejuízos a si mesmos, aos credores e ao próprio Fisco. Desta forma, a ação tem como objetivo aplicar a política de prevenção e tratamento do superendividamento, buscando soluções consensuais entre devedores e credores.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, Des. Sérgio Fernandes Martins, a campanha sobre superendividamento integra a primeira dentre cinco campanhas a serem desenvolvidas ao longo de 2024. Desde o início deste ano, a atual gestão do TJMS vem trabalhando para divulgar e aprimorar o trabalho dos Cejuscs com o auxílio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos e da Justiça Restaurativa (Nupemec), sob coordendação do Des. Vilson Bertelli. Inclusive este ano foi dobrado o número de salas de atendimento da unidade localizada na Defensoria Pública.

Desde seu lançamento até o dia 24 de abril já foram registradas 142 reclamações pré-processuais referentes ao superendividamento. Desse quantitativo, 30 pessoas estão participando das oficinas para realização do plano de pagamento, com a assistência da equipe técnica do Nupemec.

Com a renegociação das dívidas é possível organizar a vida financeira, quitar os débitos sem comprometer a sua subsistência e restabelecer o crédito. Estão entre as dívidas negociáveis, as provenientes de cartão de crédito, compras parceladas, empréstimo bancário, cheque especial, serviços de prestação continuadas, contas de água, luz e telefone, boletos de consumo/lojas – crediários.

Grande parte disso se deve à gama de parceiros que se juntaram ao TJMS no combate ao superendividamento. A Águas Guariroba, Banco Santander, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPE-MS), Ordem dos Advogados do Brasil — Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON/MS), Procon Municipal de Campo Grande, Faculdade Insted e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande integraram a campanha.

Busque ajuda – Quem estiver passando por problemas financeiros sem saber a melhor maneira de administrar suas dívidas, pode pedir ajuda ao Judiciário. Os interessados devem acessar o link https://www.tjms.jus.br/conciliacao/cejusc/superendividamento e realizar o seu cadastro tanto na capital como no interior.

É possível, também, buscar ajuda presencial na Rua 15 de Novembro, 390, Centro. Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, é possível entrar em contato com o Cejusc da Associação Comercial pelos telefones: (67) 3312-5062/ (67) 98467-4019.

Para todos os que ingressarem com o pedido é encaminhado um e-mail informando que a equipe entrará em contato para o devido atendimento, conforme o cronograma do cadastro no sistema.

Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de MS

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!