agua guariroba

7ª Edição do Circuito Aprosoja/MS aborda tendências do mercado agrícola 2024/2025

Evento integrou a programação da abertura oficial da 58ª Expoagro, em Dourados

Por Redação em 14/05/2024 às 07:57:25

A 7ª Edição do Circuito Aprosoja/MS, realizada em Dourados, abordou as tendências das commodities agrícolas. A palestra "Mercado Agrícola 2024/2025", ministrada pelo engenheiro agrônomo e especialista em economia, Marcos Araujo, integrou a programação da abertura oficial da 58ª Expoagro, na última sexta-feira, 10.

O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, destacou os impactos econômicos da quebra da safra de soja deste ciclo. "Com a redução de produtividade média para 50,5 sacas/hectare, os produtores de Mato Grosso do Sul deixarão de movimentar mais de R$ 10,5 bilhões, interferindo na economia e comprometendo o fluxo de caixa de suas propriedades. Por isso, a necessidade de se preparar para cenários como esse, buscando alternativas e operações assertivas para manter a rentabilidade e sustentabilidade dos negócios".

Araujo destacou que as operações de comercialização de commodities agrícolas são altamente voláteis em decorrência dos custos de produção, da suscetibilidade dos cultivos às instabilidades climáticas e da oferta e demanda dos produtos. "Na safra de soja 2024/2025, a estimativa do custo de produção é de R$ 5,5 mil por hectare, e em uma agricultura cada vez mais competitiva, com alto custo de produção e investimentos e margem de lucro apertada, o tomador de decisão estratégica precisa conhecer as situações de risco em uma perspectiva global e estratégias comerciais como hegde, seguro de baixa ou de alta e mercado futuro", explicou Araujo.

7º Circuito Aprosoja/MS

É um projeto desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, que fomenta a integração dos produtores de soja e milho, a partir de eventos com palestras técnicas itinerantes, compreendendo todas as etapas do ciclo produtivo. O objetivo do projeto é a superação de desafios da cadeia produtiva de grãos, fortalecimento da representatividade e troca de conhecimento entre os produtores.

Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA