agua guariroba

Cursos de Inglês e Espanhol da Funsat são oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, citam alunos

Por Redação em 14/05/2024 às 17:06:09

Investindo no aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores por meio da oferta de ensino técnico de qualidade para todos os públicos, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Funsat (Fundação Social do Trabalho), inaugurou nesta segunda-feira (13) a nova grade de cursos da Escola de Educação Profissional da Fundação, que agora oferece aulas de Inglês e Espanhol no período noturno.

Na última semana, uma nova turma do curso de "Cuidador de Idosos" também iniciou as aulas à noite, uma oportunidade para quem trabalha ou está estudando durante o dia. É o caso de Silas Correia Pinheiro, de 17 anos, que veio do Pará com a família e vai participar do curso de Inglês para aprimorar os estudos e melhorar o currículo.

"Estou estudando programação e quero entender melhor as linguagens HTML, CSS, Python e Javascript. Quando a gente vai criar um site, aplicativo ou um jogo, precisamos ler os conteúdos que encontramos na internet, e praticamente todos eles estão em Inglês, então a gente precisa aprender para interpretar esses textos. Eu nunca tinha visto uma prefeitura oferecer e divulgar cursos gratuitos de línguas, e esse horário é muito bom. As pessoas saem do trabalho ou da escola e vêm aqui aprender", explica o jovem.

Após finalizar um curso técnico em Programação de Jogos Digitais, Guilherme Barros de Deus, 18 anos, também vai participar do curso de Inglês noturno. "É uma área que está em evolução e o mais importante nesse ramo, hoje em dia, é saber inglês. A maioria das empresas que trabalha com games utiliza o idioma, então estou aqui para me capacitar mais ainda, melhorar meu inglês e conseguir uma vaga de emprego em uma empresa da área".

Formado em Letras (Português e Inglês), Vitor Feltrini de Oliveira, dá aula há dois anos e aponta que os cursos promovidos pela Prefeitura Municipal são importantes para quem deseja explorar um pouco mais o conteúdo. "Geralmente na escola você não sai do Inglês básico, e essa é uma oportunidade para as pessoas que buscam se aprimorar, crescer na empresa. Uma oportunidade de intercâmbio também, que vale muito à pena para o crescimento pessoal e profissional. O Inglês é um idioma mundial, então muitas empresas exigem pelo menos o básico".

Professor Universitário e pós-doutorando em Letras, Roosevelt Vicente Ferreira vai ministrar aulas de Espanhol na Escola da Funsat. "A gente defende muito a ideia do Espanhol nas escolas, na educação básica, então uma forma de manter [o ensino da língua] é levar também para o ensino técnico, mostrando a importância desse aprendizado", cita o professor, acrescentando que a formação agrega valor ao currículo dos alunos. "Tanto na área de trabalho quanto na área acadêmica, aqueles que forem para a universidade".

Sirlei Paulino dos Santos, 52 anos, é uma das alunas do curso de Espanhol e enxerga na capacitação uma oportunidade de crescimento profissional. "É a primeira vez que eu faço um curso de línguas. Vejo uma necessidade muito grande com a questão da Rota Bioceânica, que vai conectar os países do Mercosul. Eu sou Assistente Social e acredito que ser bilíngue vai abrir um campo maior para mim. Já faz um tempo que eu tenho vontade de aprender espanhol. Estou muito focada", comenta Sirlei.

Para o diretor-presidente da Funsat, João Henrique Bezerra, os cursos gratuitos democratizam o acesso à educação, permitindo que pessoas de diferentes contextos socioeconômicos se qualifiquem para novas oportunidades de trabalho. "Investir na formação em línguas estrangeiras posiciona Campo Grande como um centro de excelência global, promovendo um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo".

Segundo a prefeita Adriane Lopes, o mercado de trabalho exige capacitação. "O mercado exige que estejamos preparados para trabalhar em determinadas áreas. Hoje Campo Grande é a Capital da Rota Bioceânica, uma rota de desenvolvimento que interligará nossa cidade com Paraguai, Argentina e Chile. A rede hoteleira, o mercado como um todo, vai precisar de pessoas que falem Espanhol e Inglês, mão de obra especializada e todos que estão aqui terão oportunidade".

Escola de Educação Profissional

Atualmente, também estão em andamento na Escola de Educação Profissional da Funsat os cursos de Auxiliar de RH, Barbeiro e Higiene na Manipulação de Alimentos. Para realizar a pré-matrícula nos cursos, acesse: https://forms.gle/Nv7KZ1ghMGLcBzyn9 ou compareça na Escola de Educação Profissional da Funsat, localizada na rua 14 de julho, 992, Vila Glória (1º andar).

A abertura de novas turmas para os cursos disponíveis no catálogo da Escola está prevista para junho. Mais informações pelo telefone (67) 4042-0585 (ramal 5820) ou pelo whatsapp da Escola: (67) 33143089.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMCG

Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA