agua guariroba

Especialistas debatem inteligência artificial e empreendedorismo no ParkTec-CG

Por Redação em 16/05/2024 às 17:30:00

Inteligência Artificial é um dos principais temas da atualidade e se tornou um grande diferencial para o mercado, devido à sua transversalidade, podendo ser aplicada em vários setores, desde o mercado financeiro até o varejo. Por isso, o Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTeck-CG) promoveu encontro com especialistas que discutiram sobre transformação tecnológica e inovação.

Em palestra intitulada "Desmitificando a Inteligência Artificial", Bruno Nogueira, professor da Faculdade de Computação da UFMS, abordou a evolução do mercado de trabalho e as novas possibilidades que as tecnologias oferecem para empresas e profissionais. O professor abordou sobre o tema durante o evento "Tech e Invest CG".

De acordo com ele, as ferramentas de inteligência artificial já são uma realidade da vida moderna e vieram para ficar. Então, quem souber usá-las, certamente irá se destacar. A aplicação dessas ferramentas, de forma responsável, pode proporcionar mais produtividade, soluções e produtos inovadores.

Negócios que adotarem IA se tornarão mais competitivos, uma vez que o mercado começa a se movimentar para a contratação de pessoas que sabem usá-las de forma consciente, com qualidade e para o bem. "Estamos vivendo uma revolução. Há uma demanda muito grande no mercado por empresas e profissionais que se interessam e desenvolvem produtos e serviços com aplicações de inteligência artificial", explica o professor.

Neste sentido, as novas tecnologias também são aliadas da jornada empreendedora para enfrentar as adversidades e desafios, especialmente diante das rápidas transformações que acontecem no mundo.

"Nós precisamos olhar para essas mudanças como aprendizados e possíveis soluções de adaptação, e as novas tecnologias podem nos ajudar na identificação de riscos, níveis de impacto e criação de planos de ação", afirma Leila da Silva Oliveira Farias, arquiteta de dados da B3 e palestrante do painel Resiliência nos Negócios.

Para o cenário de startups, a IA também é um dos segmentos que deve seguir em alta no mercado até o próximo ano. "É um tema que ainda vai gerar muita transformação. O grande desafio é que essas tecnologias saiam de um meio para uma solução como um fim dos problemas que são resolvidos sem elas na vida real", afirma Murilo Domingos, sócio e diretor de novos negócios da Darwin Startups.

Paula Abrahão, Head de Inteligência Artificial da B3, afirma que essas ferramentas vão mudar a forma como lidamos com a nossa vida e o trabalho. Estarão, portanto, cada vez mais próximas de todas as profissões. Lidar com essas mudanças culturais é fundamental para que a sociedade se adapte às novas tendências do mercado e das profissões.

"A IA está para nos desafiar e aumentar o nosso cognitivo. Quanto mais as usamos, entendendo que somos responsáveis pela alimentação desses dados, elevamos nossa inteligência. Porém, é preciso saber sempre mais do que a IA para ter senso crítico sobre ela", conclui Paula, palestrante do quadro Potencializando negócios por meio da Inteligência Artificial.

ParkTec-CG

O ParkTec-CG, inaugurado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em 2023, é um polo tecnológico situado em Mato Grosso do Sul. Seu objetivo central é impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade e região através da inovação, empreendedorismo e economia criativa. A infraestrutura abrangente é destinada ao suporte operacional, programas de aceleração e incubação, organização de eventos e treinamentos, facilitando o acesso à comunidade, empresas e instituições que buscam inovar.

Endereço: Avenida Rachid Neder, 760 – Monte Castelo, Campo Grande/MS

Site: campogrande.ms.gov.br/parkteccg/

Redes sociais: @parkteccg

Telefone: 67 99638 1911

E-mail: [email protected]

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMCG

Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA