O ar quente voltou a se intensificar na tarde deste domingo (29) e deve permanecer nos próximos dias em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Climatempo, as temperaturas máximas podem chegar a 42°C no Estado.
A combinação de calor e clima seco, que predominou na semana passada, retorna, abrindo espaço para uma sequência de dias com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar abaixo dos níveis ideais para a saúde. Esse cenário também aumenta o risco de queimadas.
As máximas previstas variam entre 40°C e 42°C, com sensação térmica ainda mais elevada, especialmente nos municípios da região oeste. A umidade do ar permanece em níveis críticos, com índices abaixo de 15% em várias cidades do Estado.
Em Campo Grande, as temperaturas nesta semana variam entre 23°C de mínima e 40°C de máxima, com chances de chuvas isoladas entre quinta e sexta-feira, e umidade em torno de 20%.
No Pantanal, Corumbá enfrentará calor ainda mais intenso, com máximas chegando a 42°C, também com possibilidade de chuvas isoladas no meio da semana.
No sul do Estado, alguns municípios poderão sentir os efeitos de uma frente fria que atingirá a Região Sul do Brasil na noite de quarta-feira (2), provocando uma leve queda nas temperaturas. Em Mundo Novo, a semana começa quente, com variações entre 18°C e 36°C, mas termina com temperaturas entre 21°C e 25°C.
No entanto, essa frente fria não deverá impactar a maior parte dos municípios de Mato Grosso do Sul, que continuarão registrando temperaturas acima da média pelo menos até o próximo fim de semana.