Parte do prédio que abriga a sede da Cope (Comando de Operações Penitenciárias), uma das forças de segurança da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), pegou fogo na segunda-feira (28).
O incêndio, embora tenha sido classificado como apenas um princípio, resultou em danos na estrutura do imóvel. Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra as paredes pretas, utensílios retorcidos e colchões destruídos.
Até mesmo os equipamentos dos agentes penitenciários usados no dia a dia foram queimados. A sede da base fica no Jardim Noroeste, o fogo começou após um curto-circuito no ar-condicionado e se espalhou para outros cômodos.
O incêndio foi rapidamente contido pelos próprios policiais penais e, em seguida, pela equipe do Corpo de Bombeiros. Técnicos da Coordenadoria Geral de Perícias e representantes da Defesa Civil estiveram no local para avaliar a situação.
Por conta da destruição do local, a sede da tropa foi transferida temporariamente para outro local. “A estrutura do prédio não foi condenada e apenas reparos são necessários. É importante ressaltar que a parte afetada é nova, construída em 2021”, diz a Agepen.