A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária para o mês de março de 2025 será verde, sem custo adicional nas contas de energia elétrica. O sinal positivo reflete as condições favoráveis de geração de energia no país.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanece verde, indicando estabilidade na oferta de energia. Segundo a Aneel, a decisão foi tomada com base na melhora dos níveis dos reservatórios e na maior capacidade de geração das usinas hidrelétricas, graças ao período chuvoso.
"Com o período chuvoso, os níveis dos reservatórios melhoraram, assim como as condições de geração das usinas hidrelétricas", informou a Aneel em nota. "Dessa forma, o acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara, torna-se menos necessário."
Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da energia elétrica aos consumidores. A ideia é oferecer maior transparência sobre o preço da energia e incentivar o consumo consciente.
As bandeiras são divididas em três cores: verde, amarela e vermelha (com patamares 1 e 2). A bandeira verde indica condições favoráveis de geração e não gera custo adicional na conta. Já a bandeira amarela e a vermelha sinalizam aumento nos custos de geração, com valores adicionais cobrados por quilowatt-hora consumido.
A manutenção da bandeira verde representa alívio para os consumidores, que não terão acréscimos na conta de energia pelo quarto mês consecutivo.