AGUAS 25

Mulheres são homenageadas com entrega da Medalha Legislativa Celina Martins Jallad

Por Redação em 12/03/2025 às 15:53:49

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela Câmara Municipal de Campo Grande com Sessão Solene, na manhã desta quarta-feira (12), com outorga da Medalha Legislativa "Celina Martins Jallad". Na solenidade 52 mulheres foram homenageadas pelos vereadores e vereadoras da Casa de Leis, em razão de suas contribuições para a sociedade campo-grandense.


A sessão foi presidida pela vereadora Luiza Ribeiro e secretariada pela vereadora Ana Portela, ambas procuradoras da Procuradoria Especial da Mulher "Jornalista Vanessa Ricarte" e proponentes da solenidade.


O evento foi aberto com a apresentação do Bella Donna Trio, um grupo musical com mais de quatro anos de experiĂȘncia e formado exclusivamente por mulheres, com um repertório diversificado, mas com 80% de músicas de mulheres.


Em nome das homenageadas, usou a Tribuna a secretĂĄria de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, que destacou que esta é uma manhã simbólica. "Mais do que uma solenidade, este é um retrato do que significa ser mulher, retrato de uma sociedade que tantas vezes nos silenciam, mas nunca nos apagam. Estamos aqui porque nossas histórias nos trouxeram aqui. Histórias de luta, de entrega, de superação. Histórias que nem sempre foram escritas nas pĂĄginas oficiais, mas que estão gravadas nas vidas que tocamos, mudanças que provocamos e forças que nos definem. Não existe uma sociedade justa sem a participação plena da mulher, isso precisa ser dito", frisou.


Em seu discurso, a filha de Celina Martins Jallad, Fabiana Martins Jallad agradeceu o convite para participar da solenidade e por ver que a mãe continua viva na memória de Campo Grande. "Estou aqui para dizer obrigada a Deus, por ter me escolhido para ser filha de uma mulher que deixou um legado de obras, para ser filha de uma mulher que mora no coração de cada um de vocĂȘs, seja homem ou mulher. Sabe porquĂȘ? Por que ela tinha força, tinha coragem, tinha vontade de levantar a bandeira e gritar por seus ideais e isso eu creio que cada um de vocĂȘs aqui hoje tem no peito, a vontade de viver numa sociedade melhor, de participar igualitariamente de uma mesa de solenidade e eu agradeço Campo Grande por não deixar a Celina morrer", salientou.


Para a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, "eu tenho caminhado e não tem sido fĂĄcil minha caminhada como a primeira mulher eleita a estar no Executivo da Capital. Na campanha sofri todo tipo de violĂȘncia, política, preconceito, violĂȘncia de todos os gĂȘneros, escolhi não ser vítima das circunstancias dos tipos de violĂȘncia que sofri, escolhi enfrentar e me posicionar e fui eleita pelo povo dessa cidade. Sei que os desafios são grandiosos, porque nós mulheres temos que provar todos os dias que somos capazes, não basta ter duas faculdades, ter graduações, temos que todos os dias provar nossa competĂȘncia e o nosso posicionamento. Hoje como prefeita de Campo Grande eu posso dizer que nos cargos de liderança da Prefeitura, 50% são ocupados por mulheres. Porque eu escolhi? Não, porque as mulheres competentes se posicionaram e conquistaram sus espaços e vamos avançar com muito respeito aos homens", disse.


De acordo com a proponente da solene, vereadora Luiza Ribeiro, "esse não é um dia de debate sobre as políticas públicas para as mulheres, mas é muito difícil também ocupar esse espaço sem falar da realidade das mulheres. Nossa prefeita falou sobre o topo, mas existe um tempo de vida e que muitas de nós não conseguimos tudo aquilo que é necessĂĄrio para chegar no topo. Então, o que a gente fica imaginando é construir na base, é fazer com que todas que estejam aqui na sua existĂȘncia, tenham garantia de liberdade, de dignidade, de respeito e uma vida efetivamente melhor", afirmou.


A solenidade foi marcada por um minuto de silĂȘncio em respeito ao violento feminicídio sofrido por Vanessa Ricarte no dia 12 de fevereiro em Campo Grande, jornalista que empresta seu nome à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, crime que completa 30 dias na data de hoje. "Esse minuto de silĂȘncio simboliza o desejo de todas nós: não queremos mais feminicídio. A gente quer nesse país, nesse mundo, feminicídio zero. Porque nós sabemos que o feminicídio é o último ato violento contra as mulheres e para não chegar nisso, tem que ter a interrupção", frisou a parlamentar.


A homenagem contou com a presença da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, da vice-prefeita de Campo Grande e secretĂĄria municipal de AssistĂȘncia Social, Camila Nascimento de Oliveira, da secretĂĄria de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, da secretĂĄria executiva da Mulher de Campo Grande, Maria Angélica Fontanari de Carvalho e Silva, da secretĂĄria municipal de Saúde, Rosane Leite de Melo e da filha de Celina Martins Jallad, Fabiana Martins Jallad.


Sobre a comenda – A homenagem foi instituída pela Resolução nÂș 1.301/19. A Medalha leva o nome de Celina Jallad, que foi deputada estadual, empresĂĄria e professora. Ela também foi secretĂĄria de Estado de Ação ComunitĂĄria e de Bem-Estar Social, e conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Celina Jallad faleceu em 2011.


Confira a lista de homenageados:


Ana Portela – Alessandra Rodrigues Alves Frandoloso e Jaqueline Julia Junges

André Salineiro – Denize de Barros Dodero e Katia Souza Santos

Beto Avelar – Jaqueline Clemente Comper e Maria Angélica Fontanari de Carvalho e Silva

Carlos Augusto Borges – Maria Lucia Maciel Vera e Ilda Grisoste Barbosa Brandão

Clodoilson Pires – Maria Celene Oliveira Paz e Mafalda Centurião Carneiro

Dr. Jamal – Rosana Leite de Melo e Ana Paula Cangussu Silva Rosa Pires

Dr. Lívio – Karine Arruda Cortez e Esly da Cunha Pereira

Dr. Victor Rocha – Ana Cristina Santos de Brito Gimenes e Daniela Rocha Pires de Oliveira

Epaminondas Neto – Papy – Karina Vieira Dantas e Viviane Luiza da Silva

FĂĄbio Rocha – Terezinha Da Rocha e Silva Ferreira e Cristina Rosa da Silva

FlĂĄvio Cabo Almi – Adma Candida da Silva dos Santos e Ana Patricia Nassar

Herculano Borges – Maria de Sousa Ferreira e Nelly Maksoud Rahe

Jean Ferreira – Emy Mateus Santos e Raquel Domingues do Amaral

Junior Coringa – Maria Ediege Oliveira dos Santos e Elizani Toledo Seles Sant"ana

Landmark – Marcia Valeria Ribas Pissurno e Leda Regina Monteiro Perdomo

Leinha – Ana Luiza da Silva e Soraya Cunha Couto Vital

Luiza Ribeiro – Cleuza Pedrosa Odorico E Romilda Neto Pizani

Maicon Nogueira – Joana D"arc Funes dos Santos e Jucelma Fernandes Rocha

Marquinhos Trad – Maria Auxiliadora Ribeiro Vilalba Fortunato e Maria Vania de Oliveira

Neto Santos – Valéria Maria Barbosa Regis Machado e Maria Conceição da Silva Araujo

OtĂĄvio Trad – Maria do Livramento Fernanda Rocha Bezerra e Solange Valcanaia Brum

Prof. Juari – Maísa Coutinho Benites e Rosimeire Fernandes Arias

Prof. Riverton – Keylla de Carvalho Fontoura e Maria Eduarda Pedrossian Faria Gatti

Rafael Tavares – Nilva Maria de Assis Rosa e Jolanda da Silva Deus Filha

Ronilço Guerreiro – Naires CorrĂȘa Ribeiro de Souza e Marilene Pereira de Barros

VeterinĂĄrio Francisco – Rosangela Maria Rocha Gimenes e Viviane Caetano da Silva Gomes

Wilson Lands – Silvana Barbosa do Nascimento e Rosemary Dias Toledo

Procuradoria Especial da Mulher – Neyla Ferreira Mendes e Nercina Ferreira de Jesus

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Comunicar erro
SUPREME

ComentĂĄrios

ANUNCIA