A construção do Hospital da Criança e do Adolescente com DeficiĂȘncia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG), que inicia nesta semana, foi abordada na Tribuna pelo médico Paulo Siufi, diretor-clínico da entidade. O convite para falar do assunto foi feito pela Mesa Diretora. Ele pediu apoio dos vereadores com a destinação de emendas que irão auxiliar na manutenção do novo hospital.
Pediatra hĂĄ sete anos na instituição, o médico Paulo Siufi falou dos trabalhos jĂĄ desenvolvidos pela Apae em Campo Grande. O Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da Apae é totalmente mantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). "Atende a todos de forma igualitĂĄria, com a regulação feita pelo Sisreg (Sistema de Regulação)", afirmou.
Siufi, que foi vereador e presidente da Câmara Municipal, destacou que "a Casa Legislativa tem papel fundamental no apoio ao Terceiro Setor". Ele convidou todos os vereadores a conhecerem os trabalhos desenvolvidos pela Associação.
A construção do hospital era um sonho antigo da Apae, segundo o diretor clínico. Ele destacou o apoio do Governo do Estado, do deputado federal Geraldo Resende e do senador Nelsinho Trad para a obra. "Queremos atender também na ĂĄrea hospitalar as crianças com deficiĂȘncia".
O hospital serĂĄ voltado a atender crianças que nascem com alguma deficiĂȘncia congĂȘnita, como pé torno congĂȘnito, fenda palatina e outras malformações. Muitas precisam de cirurgia antes dos quatro anos de idade. A Apae existe hĂĄ 57 anos em Campo Grande e, além do Centro de Reabilitação, conta com escolas e laboratório.
O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância das entidades assistenciais. "O Terceiro Setor atua onde é carente da força do poder público. Precisamos avançar nas políticas públicas para as pessoas com deficiĂȘncia", destacou. Os vereadores destinam emendas todos os anos a entidades assistĂȘncias e de saúde por meio do Fundo Municipal de Investimentos Sociais. Muitas entidades jĂĄ tĂȘm buscado apresentar seus projetos em busca dos recursos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal