agua guariroba

Um bom árbitro tem que saber se comunicar

Atlético-MG x São Paulo: Simon analisa lances polêmicos e avalia performance de Daronco

Por Redação em 12/07/2022 às 16:43:29

Se confirmada, é inadmissível a fala do árbitro Anderson Daronco dirigida ao atacante Hulk ao final de partida em que Atlético-MG e São Paulo empataram por 0 a 0, no último domingo (10), no Mineirão.

De acordo com o atleta, quando o jogo estava perto do fim, depois de ouvir suas reclamações em relação a dois lances polêmicos, Daronco falou o seguinte: "'Cuidado com o que você vai falar lá fora'. Eu falei: 'Por que?', e ele respondeu: 'Porque não é o último jogo que eu vou apitar de vocês'. Isso é uma ameaça ou não? Eu não sei. Diante dos meus quatro filhos, foi a conversa que eu tive com ele ali", alegou Hulk, na saída do campo.

Se de fato foi isto o que ocorreu, trata-se de um caso muito grave. Jamais um árbitro deveria dirigir-se a um jogador no tom ameaçador como relatou o atacante do Galo.

Daronco não quis se manifestar sobre o episódio. Ele alegou que não há nada a dizer sobre as falas de Hulk e arbitragem na partida. A CBF também não se posicionou. A assessoria da entidade respondeu que a "arbitragem só se manifeste por meio de solicitações formais dos clubes ou análises postadas no site da CBF após os términos das rodadas".

Na minha opinião, Daronco deveria vir a público e apresentar sua versão sobre o ocorrido. Se a versão manifestada por Hulk é verdadeira, ele deveria se desculpar pelo que falou.

Nunca concordei com aquela velha máxima que o árbitro tem que passar despercebido em campo. Isto é impossível. Ele é percebido desde que entra em campo com a bola do jogo sob o braço, toma umas 100 decisões durante a partida, apresenta cartões coloridos e ocasionalmente é alvo de epítetos não elogiosos por parte dos torcedores.

Com tanta exposição assim, um bom árbitro deve ter a sensibilidade para saber o momento certo ao se dirigir a um atleta durante o jogo. Tão importante como a hora adequada é o tom certo para se comunicar – neste aspecto, manter um comportamento eticamente correto é fundamental.

Ameaças de retaliação não fazem parte do livro de regras.

Fonte: ESPN Brasil

Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA