agua guariroba

Solenidade homenageia indígenas em comemoração ao Dia dos Povos Originários

Por Redação em 20/04/2023 às 11:09:43

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta quarta-feira, Sessão Solene para entrega do Troféu "Domingos Veríssimo Marcos", em comemoração ao Dia dos Povos Originários, celebrado no dia 19 de abril. Foram homenageadas pessoas que trabalham na luta pela defesa dos povos indígenas no município.

O prêmio foi instituído no âmbito da Casa de Leis por meio do Decreto Legislativo n° 949/06, e alterado em 2021, já que inicialmente tratava-se de uma homenagem em comemoração ao "Dia do Índio", e não ao "Dia dos Povos Originários".

A solenidade foi proposta pela vereadora Luiza Ribeiro que afirmou a Câmara ter compromisso com a causa indígena. "Nossa Câmara desde 2006 realiza essa sessão solene de homenagens. Os vereadores se envolvem, as comunidades indígenas de Campo Grande vêm pra cá, temos mais de 23 comunidades aqui na Capital é uma população expressiva, mais de 9000 índios declarados e são pessoas que contribuem para a melhoria de qualidade de vida dos povos que estão no contexto urbano de Campo Grande", disse.

"A Câmara vem celebrando mais um dia de resistência dando voz e visibilidade a todos os indígenas que residem aqui, dando amplo valor a nossa luta e a nossa história que merece tanta amplitude. O reconhecimento é fruto de uma luta histórica da resistência que a gente vem vivendo há 524 anos praticamente. Esse ano é mais um ano para revisitar nosso histórico e celebrar nossas vitórias até aqui", discursou Priscilla Caetano Amorim, mestranda em Direito, que falou em nome dos homenageados.

Rosalvo Kinikinau, professor da rede estadual, "muito feliz em estar aqui representando os povos indígenas, tenho muitos sonhos para chegar as comunidades do nosso estado, e somos ainda um povo sem terra, perdemos nosso território e hoje ganhamos o presente de uma portaria que ira atender nosso pedido em termos um território. Nascemos em território emprestado, e com essa luta, iremos ter uma aldeia com nosso nome, do povo Kinikinau em ter nossa terra sagrada e morar com dignidade".

Para Marina Marcos, professora indígena, "agradeço primeiramente a Casa por estar proporcionando essas homenagens, a nós indígenas e que estendo a todos os povos indígenas. O nome do Domingos é muito importante, carregamos essa raiz com a gente, no chão da cidade. Sou professora e para mim é muito importante esse reconhecimento aqui hoje. Temos aqui oito populações indígenas e essa diversidade étnica tem que estar pautada em todos os espaços da sociedade", concluiu.

Matias Benno, Conselho Indigenista Missionário Regional do MS, "criamos uma caminhada árdua, o coronelismo tem que parar e hoje é muito bom ver amigos aqui sendo homenageados. Hoje o governo federal vem trazendo esse protagonismo indígena a tona. É preciso dizer que ainda é preciso desvelar tudo que não permite acesso a terra. Atualmente faltam sinais com relação aqui ao nosso Estado para ajudar nestas normativas, que sejam asseguradas para esses indígenas que buscam ter sua terra. Essa Casa é fundamental, podemos fazer um compromisso de garantir a eles essas terras com sua dignidade. Parabéns a todos por essa homenagem", disse.

Para a vereadora Luiza Ribeiro é uma solenidade muito importante pois fortalece a população indígena da nossa cidade. "Essa sessão fortalece todos nós, pois queremos que a esses povos sejam reconhecidos seus direitos e garantido uma vida digna. Estamos nesse momento proporcionando uma visibilidade as lideranças dos povos indígenas e é isso que temos que fazer, trazendo toda a problemática que eles vivem na sociedade e assim buscar caminhos para a solução", ressaltou.

Confira os homenageados:

Carlos Augusto Borges – Valmir José e Azenati Souza Santos

Clodoilson Pires – Auder Romeiro Larréia

Coronel Villasanti – Arceniel Ce-Cé Francisco e Genilson Roberto Flôres

Dr. Jamal – Zenilda Pereira Gonsalves e Ramão Pereira Arce

Dr. Loester – Fabriciane Malheiro e Ugo Mendes

Edu Miranda – Edson Silva de Souza

Gilmar Da Cruz – Abel de Almeida

Junior Coringa – Enivaldo Miguel Geronimo e Joilson Antonio da Silva

Luiza Ribeiro – Aliscinda Tibério e Solange da Silva Vito

Otávio Trad – Giulia Gabriela Moreira Rodrigues e Wedyn Santos Pereira

Paulo Lands – Dayane de Souza Arruda e Edenice de Souza Coêlho

Prof. André Luis – Ivaneis Gonçalves Moreira e Andrey Pinto Andre

Professor Juari – Francisca Souza

Professor Riverton – Mairson Francisco e Vanio Lara

Ronilço Guerreiro – Verônica Ribeiro Francisco e Sirlene Venâncio Motta

Silvio Pitu – Claudilene Licio Dias Chaves e Adilson Joaquim

Tabosa – Catarina Ramos da Silva

William Maksoud – Léia Guimarães Querino Sena e Maria Neide de Souza Cardoso

Mesa Diretora – Fernando da Silva Souza, Damasio Gregorio Filho, Luana de Aquino Ferraz, Natielly Souza de Albuquerque, Marina Cândido Marcos e Priscila Caetano Amorim.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA