agua guariroba

PL confirma Rafael Tavares em Campo Grande e 12 pré-candidatos em MS; confira lista

Nome do ex-deputado estadual Rafael Tavares já era o preferido entre os líderes da sigla em MS

Por Redação em 20/03/2024 às 15:55:07

O PL (Partido Liberal) divulgou, nesta terça-feira (19), uma lista que dobra de seis para 12 o número de pré-candidatos às prefeituras de Mato Grosso do Sul. A nova relação confirma o ex-deputado estadual Rafael Tavares como pré-candidato ao executivo de Campo Grande.

O nome de Tavares jĂĄ era a preferĂȘncia entre os líderes do diretório em Mato Grosso do Sul. O presidente municipal do PL em Campo Grande, Tenente Portela, jĂĄ havia confirmado, nesta semana, ao Jornal Midiamax, que o ex-deputado estadual era o nome preferido dele e também do deputado federal e presidente estadual da sigla, Marcos Pollon.

Assim, havia a expectativa que o nome de Rafael Tavares fosse confirmado, ainda nesta semana, como pré-candidato à prefeitura da Capital.

Apesar de ser a escolha do PL, Rafael Tavares ficou na lista dos dez deputados eleitos menos votados nas eleições de 2022. Mesmo "ostentando" pouco mais de 18 mil votos (18.224), o ex-parlamentar ocupou a 16ÂȘ das 24 cadeiras na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

O resultado não chega a ser nem a metade dos votos obtidos pelos cinco parlamentares mais votados naquela eleição. Em primeiro lugar ficou Mara Caseiro (PSDB) com 49.512 votos, seguida pelo colega de partido Paulo CorrĂȘa com 49.184 votos.

Na terceira colocação ficou o Zeca do PT com 47.193 votos, seguido por Jamilson Name (PSDB) com 43.435 votos e Zé Teixeira (PSDB) com 39.329 votos.

Mandato cassado

No dia 9 de fevereiro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou a decisão que confirmou a cassação do mandato do deputado estadual Rafael Tavares. A sentença indeferiu os recursos do parlamentar e cita "clara intenção de burlar a lei" pelo partido.

O ministro relator, Raul Araújo, citou a prĂĄtica de abuso de poder e fraude na cota de gĂȘnero, com candidaturas fictícias. O relatório relembra os fatos constatados nas Eleições de 2022, para o cargo de deputado estadual.

"O partido réu indicou 2 candidaturas femininas fictícias e fraudulentas. Assentou que a agremiação apresentou seu DRAP contendo 25 candidatos a deputado estadual, sendo 17 homens e 8 mulheres. No entanto, foi constatado que a legenda participou das eleições com 16 candidaturas masculinas, tendo em vista que 1 candidato do sexo masculino também teve seu registro indeferido, e apenas 6 candidaturas femininas, descumprindo o disposto no art. 10, § 3Âș, da Lei nÂș 9.504/1997", afirmou.

Desfiliação do PRTB

Rafael Tavares se filiou ao PL em ato assinado pelo ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na última terça-feira (12). O ato foi compartilhado nas redes sociais. "Agora sim, filiado ao PL", escreveu.

Contudo, apesar da filiação, Rafael Tavares ainda aguarda decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sobre a desfiliação do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) para a nova sigla.

O Tribunal havia negado, no fim de fevereiro, o pedido de urgĂȘncia para desfiliação. O candidato alegou "perigo de demora" para decisão sobre a saída do partido. O resultado definitivo sobre o assunto ainda não foi divulgado.

12 pré-candidatos confirmados

O presidente estadual da sigla, Marcos Pollon, teria confirmado 600 filiações ao partido nos últimos fins de semana no Estado. A intenção é que o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro eleja o maior número de vereadores e prefeitos em Mato Grosso do Sul.

"Existe uma liberdade para cada diretório regional fazer o seu trabalho, mas isso é acompanhado por mim e pelo Bolsonaro. E só serĂĄ efetivado como candidato nas convenções, pessoas que estejam no perfil definido pelo PL. Acreditamos que 68% dos sul-mato-grossenses são de direita e vamos converter isso em mandatos no ano que vem", afirma Pollon em comunicado sobre as 12 pré-candidaturas.

Confira a lista dos 12 municípios com pré-candidatos às prefeituras de MS pelo PL:

Batayporã : Anderson Paes

Caarapó: Alessandro Paulino

Campo Grande: Rafael Tavares

CorumbĂĄ: Pastor André

Coxim: Salette Bell

Guia Lopes da Laguna: DrÂș Max

Ivinhema : Adão Gouveia

Jardim: Lizete Bazzo

Jateí: Odair Pereira

Maracaju: / Rovilson CorrĂȘa

Naviraí: Rodrigo Sacuno

Nova Andradina: Arion de Souza

Fonte: MĂ­dia Max

Comunicar erro
SUPREME

ComentĂĄrios

ANUNCIA