agua guariroba

A HISTÓRIA DO FUTEBOL SUL-MATO-GROSSENSE EM NÚMEROS

Por Redação em 11/12/2023 às 20:50:25

Minha última coluna mostrou o ranking do Campeonato Sul-Mato-Grossense baseado nas classificações das equipes de 1979 até 2023. Muitos leitores, ávidos por mais informações, pois há falta de registros, me pediram para passar todo o nosso futebol a limpo.

Pois bem, trouxe para vocês hoje, o ranking por títulos. Quem mais ganhou? Quais os últimos campeões? Tudo isso, veremos aqui.

Primeiro trago a lista de campões, por ordem de taças conquistadas.


Não há como negar que o Operário Futebol Clube é o maior do Estado de Mato Grosso do Sul, até mesmo em tempos de Mato Grosso já dominava o cenário futebolístico, que chegou a ficar em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 1977 e conquistou o mundialito, conhecido como Korea-Cup, em 1982. Porém essa lembrança de grandes conquistas ficou no passado. Hoje o clube tenta volta a ocupar seu espaço no Brasil, como clube de ponta.

Vale lembrar, que a equipe do CENE, que conquistou 6 taças sul-mato-grossenses, era um sopro de esperança na época, para colocar o nosso estado de volta ao mapa do futebol nacional, porém não vingou e acabou deixando de existir. O Comercial de Campo Grande, 2º colocado neste ranking, vive momentos difíceis em sua história. Neste ano amargou a última colocação no campeonato estadual, culminando com sua queda para 2ª divisão.

Muitos amigos me contam, pois cheguei neste Estado em 1988, que a década de 1980 e início de 1990, o Morenão vivia lotado com mais de 40 mil pessoas. Campo Grande respirava o futebol. Eu deixo algumas reflexões: porque vivemos momentos tão difíceis atualmente? Por que não temos times no mínimo na série B do Brasil?

Acredito que teremos várias teorias para essas questões, nenhuma delas pode ser descartada por mais mirabolante que seja. O fato é que precisamos resgatar nosso futebol e levar para nossas crianças esse amor incondicional pelos clubes daqui.

Para finalizar, deixo mais uma imagem, que pode ser um gráfico também, pois traz por município a quantidade de títulos.



Até a próxima, falaremos muito mais de números.

Fonte: Prof. Warley Ribeiro

SUPREME

Comentários

ANUNCIA