agua guariroba

Eduardo Riedel tem compromisso com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Em seu Plano de Governo ele possui várias ações voltadas aos autistas e seus familiares, que vão desde atenção na saúde a educação pública

Por Redação em 25/10/2022 às 17:54:58

No Brasil, estima-se que existem dois milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Há ainda uma grande diferença para os grupos desfavorecidos economicamente, onde o diagnóstico é mais tardio, e o menor acesso a terapias torna a quantidade de casos graves proporcionalmente maior, por esse motivo que o candidato ao Governo do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), quer ampliar a rede de acolhimento, atendimento e proporcionar mais qualidade de vida para os autistas e seus familiares.

Em seu Plano de Governo, Eduardo Riedel, abrange passos importantes e que vão mudar a vida das famílias que precisam de atendimento e acompanhamento públicos para o tratamento. "Na Secretaria de Estado de Saúde nós temos um setor que trata especificamente das pessoas com deficiência e nele temos uma área específica e técnica sobre o autismo. Pretendo fortalecer este trabalho e implantar várias políticas públicas de atendimento aos autistas e seus cuidadores, que também precisam de acolhimento e cuidado. Vamos implantar um programa de policlínicas em MS, nas quatro regiões do Estado, com serviços de imagem e bloco de atenção multiprofissional para apoio voltado às doenças genéticas, crônicas, degenerativas e transtornos intelectuais (autismo)", explicou Eduardo Riedel.

Riedel também se comprometeu a construir quatro Centros Regionais para atendimento do Transtorno do Espectro Autista, em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. "O atendimento nos Centro Regionais será integrado às crianças e a família que precisa de muito apoio no diagnóstico e no tratamento. Também vamos realizar apoio matricial, que é o suporte, capacitação e preparação de profissionais nos municípios do interior para atendimento específico sobre o autismo", explicou o candidato.

Entre suas propostas de maior destaque também está a construção de um Centro Estadual de Doenças Raras, que vai ter um setor específico de atendimento para os transtornos intelectuais (autismo). "As doenças raras, o número cada vez maior de crianças com autismo, é algo que precisa da nossa atenção e para isso precisamos de estruturas preparadas para atendimento integrado, com acessibilidade e principalmente com assistência continuada", enfatizou Eduardo Riedel.

Eduardo Riedel falou ainda sobre ações já existentes no Estado e que ele pretende fortalecer. "O MS já olha a questão da abordagem de atendimento aos Autistas. Em novembro teremos uma capacitação organizada para a Secretária de Saúde do Estado com essa temática, focada nos Bombeiros, polícia civil e polícia militar. Nós construímos e já liberamos recursos para ampliação da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados. Nós também temos o Centro Estadual de Apoio ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista – CEAM/TEA. Em 8 anos aumentamos de 174 para 798 estudantes com Transtorno do Espectro Autista matriculados na Rede Estadual, bem como passamos de 159 para 568 professores que atuam especificamente com estudantes TEA", explicou Riedel.

Na área da educação, Eduardo Riedel, disse que irá criar novas unidades do Centro Estadual de Apoio ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista nas maiores cidades do Estado. "Vamos ampliar o atendimento aos autistas e familiares em ações municipalistas, por isso pretendo criar o Centro Estadual de Apoio ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista nas cidades que são polos regionais. Também vamos abrir concurso público para a Educação Especial e suprimir sinos nas escolas, substituir por música, pois faz uma grande diferença para as pessoas com autismo", concluiu Riedel.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Candidato

Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA