agua guariroba

Eu posso te ajudar? Unidade de urgência institui projeto de humanização e acolhimento a pacientes

Por Redação em 02/02/2023 às 11:13:31

A partir de agora, o Centro Regional de Saúde (CRS) Tiradentes passará a contar com uma equipe capacitada para atuar exclusivamente no acolhimento dos pacientes. A iniciativa é parte integrante do projeto “Humaniza CRS Tiradentes”.

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, a forma como um paciente é acolhido no atendimento quando procuram os serviços de saúde, desde o primeiro contato, faz toda a diferença.

“Um cumprimento e um eu posso te ajudar, é um gesto simples. Porém, humaniza o atendimento e faz o usuário se sentir respeitado e compreendido. Além de melhorar as condições de trabalho para os servidores”, diz.

O secretário destaca que quando um paciente se dirige para uma unidade de urgência e emergência, além de um diagnóstico rápido e tratamento para determinada enfermidade ou doença, ele está em busca de profissionais atentos e cuidadosos, que respeitam a fragilidade que apresenta, criando assim, um laço de confiança e acolhimento.

“Esse trabalho deve ser a nossa marca em toda a rede municipal de saúde. Parabéns a todos os servidores que estão comprometidos em fazer a diferença pelos usuários das unidades de saúde de Campo Grande”, conclui.

A gerente administrativo do CRS Tiradentes, Anailu Rosa, explica que o objetivo é estabelecer o equilíbrio entre o bem-estar e o cuidado do paciente. “Nossa equipe de acolhimento está preparada para ouvir, acolher, esclarecer dúvidas e orientar os pacientes”, diz.

Oito servidores foram capacitados para atuarem no acolhimento aos pacientes. Inicialmente, o serviço deve funcionar de segunda a sexta-feira, de 08h às 22h e aos sábados, de 08h às 22h.

Os profissionais identificados pelo uniforme com os escritos “Eu posso te ajudar?” não substituem a triagem realizada pelos enfermeiros e o atendimento médico nas unidades, mas oferecem ao paciente esclarecimento quanto ao fluxo dos procedimentos.

A expectativa é de que o projeto de acolhimento possa ser expandido para demais unidades da Rede de Urgência e Emergência, composta por quatro Centros Regionais de Saúde (Tiradentes, Nova Bahia, Aero Rancho e Coophavilla) e seis Unidades de Pronto Atendimento (Coronel Antonino, Universitário, Vila Almeida, Leblon e Moreninhas). Diariamente cerca de 4 mil pacientes são atendidos nestas unidades.

 

 

 

 

 

Tags:   Saúde
Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA