agua guariroba

Geração 2019 do Flamengo supera "Era Zico", mas vive pressão inédita antes de final da Copa do Brasil

Gabriel Barbosa, Bruno Henrique, Everton Ribeiro, De Arrascaeta e Filipe Luís fazem parte da “Geração 2019” do Flamengo, responsável por ganhar uma série de títulos nos últimos cinco anos.

Por Redação em 17/09/2023 às 08:16:09

Foto: Reprodução internet

Gabriel Barbosa, Bruno Henrique, Everton Ribeiro, De Arrascaeta e Filipe Luís fazem parte da “Geração 2019” do Flamengo, responsável por ganhar uma série de títulos nos últimos cinco anos. Ao todo, os jogadores levantaram 11 taças, entre elas duas da Copa Libertadores da América, superando a quantidade de glórias da “Era Zico”, multicampeã nos anos 1980 — veja a comparação ao final do texto. O grupo, por outro lado, nunca chegou tão pressionado a uma decisão como a deste domingo, 17, diante do São Paulo, no Maracanã, pela Copa do Brasil — a grande finalíssima ocorre no dia 24 de setembro, no Morumbi. Acumulando diversos fracassos em 2023, o Rubro-Negro tem o torneio como última chance de ganhar um troféu e minimizar o caos que paira na Gávea nos últimos meses.

O último ano em que o Flamengo ficou sem ganhar um título de expressão ocorreu em 2018, ainda antes do trabalho de Jorge Jesus, treinador responsável por iniciar o período de títulos. Na ocasião, o Rubro-Negro até faturou a simbólica Taça Guanarabara, mas não conquistou o Estadual. Agora, o cenário pode se repetir, caso os flamenguistas não derrotem o São Paulo nas finais da Copa do Brasil. Ainda sob a batuta do técnico português Vítor Pereira, o time ficou na terceira posição do Mundial de Clubes e perdeu as decisões da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e do Carioca. Já com Jorge Sampaoli, a equipe foi eliminada precocemente na Libertadores da América, nas oitavas de final, para o Olimpia (Paraguai). Por fim, o Fla está longe de brigar pela taça do Brasileirão, com 12 pontos de desvantagem para o líder Botafogo.

Mais do que o resultado dentro de campo, o Flamengo vive episódios lamentáveis nos bastidores. Fora a agressão do então preparador físico Pablo Fernández em Pedro, o Rubro-Negro também viu o meio-campista Gerson se estranhar com o lateral Varela em um dos treinos. Líder e capitão do time, Gabigol também tem um relacionamento distante com o vice-presidente Marcos Braz. Insatisfeita com a situação, a torcida vem promovendo seguidos protestos ao longo da temporada, sendo o último antes do revés para o Athletico-PR, na última quarta-feira, 13.

Mesmo com este cenário, Gabigol mantém o nível de confiança e pediu união antes das finais. “É um trabalho novo, querendo ou não. O Sampaoli tem muito a cara do Flamengo, isso parece que dá a ele muito tempo, mas é um trabalho novo. A gente tem oscilado em partidas muito boas e umas menos boas, mas o futebol é assim, incoerente. Tem time que joga mal e vence, tem time que joga bem e perde. Temos que oscilar menos para conquistar as vitórias, como conquistamos contra o líder do campeonato, que talvez seja o único time que não está oscilando”, declarou o atacante, em entrevista coletiva nesta semana. “Acho que o clima tem que ser positivo, a gente queria vencer. Se eu não me engano, o São Paulo também perdeu. Eles não ganham há um bom tempo no Brasileiro, tenho certeza que vão vir motivados para ganhar no Maracanã, como a gente também. Acho que é relembrar esses momentos, que a torcida do Flamengo já nos apoiou assim, compareceu, nos empurrou, e fez com que a gente fosse campeão. A gente precisa deles”, acrescentou.

Títulos do Flamengo na ‘Era Zico’ (1978-1983):

  • 1 Mundial de Clubes (1981)
  • 1 Libertadores da América (1981)
  • 3 Brasileiros (1980, 1982 e 1983)
  • 4 Cariocas (1978, 1979, 1979 e 1981)

Títulos do Flamengo na ‘Geração 2019’ (2019 – até o momento)

  • 2 Libertadores da América (2019 e 2022)
  • 2 Brasileiros (2019 e 2020)
  • 1 Copa do Brasil (2022)
  • 3 Cariocas (2019, 2020 e 2021)
  • 2 Supercopas do Brasil (2020 e 2021)
  • 1 Recopa Sul-Americana (2020)
Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA