agua guariroba

PL quer obrigar o fornecimento de "toucas inglesas" para quem trata o câncer

O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá ser obrigado a fornecer as chamadas toucas inglesas para pacientes que fazem o tratamento contra o câncer.

Por Redação em 07/10/2023 às 14:38:26

Foto: Reprodução internet

O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá ser obrigado a fornecer as chamadas toucas inglesas para pacientes que fazem o tratamento contra o câncer. Uma proposta nesse sentido foi apresentada na Câmara dos Deputados na última semana.

A touca de silicone resfria o couro cabeludo levando à contração dos vasos sanguíneos e, desta forma, cria uma espécie de capa protetora que preserva os folículos capilares.

Ao preservar os fios de cabelo, o sistema é um importante aliado para a melhora do equilíbrio emocional das mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

“Um dos efeitos colaterais mais temidos pelas mulheres é a perda de cabelos ocasionada pela quimioterapia, que atinge ainda mais a autoestima da paciente já debilitada”, sustenta a deputada Denise Pessôa (PT-RS), autora do PL na justificativa.

Criado no Reino Unido pela empresa Paxman, o sistema tem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já é utilizado por centros privados de tratamento oncológico, com eficácia de 50% a 92% na preservação do cabelo.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA