agua guariroba

Sindicato dos Agentes Patrimoniais pede a Riedel inclusão no Plano de Segurança Escolar

Ofício urgente foi encaminhado para a Governadoria no início da tarde

Por Redação em 11/04/2023 às 15:01:41

Diante da onda de violência escolar que assola o país, o Governo do Estado decidiu lançar com urgência o Plano Estadual de Segurança Escolar, que visa coibir atos de violência nas Escolas Públicas Estaduais. A promessa é que o Plano seja lançado nesta quarta-feira, dia 12/04. Diante disto, o Sindicato dos Agentes de Segurança Patrimonial, por meio de seu presidente Orivaldo Duarte encaminhou com urgência um ofício ao Governador pontuando que a carreira segurança patrimonial foi alijada das discussões.

No ofício, o sindicato pontua que a categoria é quem tem pela Lei a obrigação institucional de ativar-se nas políticas de segurança das escolas, seja do patrimônio - como da comunidade escolar, ressaltando ainda que os agentes de segurança patrimonial do Estado, nos 20 anos que atuam nas Escolas Públicas, nunca tiveram registros de relevo que pudessem depor contra a segurança dos alunos e dos servidores da educação. Outro ponto levantado no Ofício é de que a categoria que possui mais de 100 servidores com pós-graduação na área de segurança patrimonial e tem em torno de 200 servidores com titulação e cargo de nível superior podem contribuir na formatação da política de segurança escolar, citando como exemplo a elaboração de normatização do controle do fluxo de pessoas em dias letivos, a adoção de regulamentação para o uso dos equipamentos públicos em dias letivos e não letivos, como também a identificação de áreas vulneráveis que possam representar fragilidade ao sistema de segurança escolar.

Márcio Almeida, diretor jurídico do sindicato, apontou que embora o plano possa ser apresentado no dia 12/04, há ainda a hipótese da categoria ser incluída nesta discussão. Segundo Márcio, "o Governador Riedel tem sensibilidade e aposta no debate técnico para as formulações das políticas governamentais e entende que há urgência na implementação do Plano de Segurança Escolar. No correr dos dias, acredito que os Agentes Patrimoniais poderão ser ouvidos e aderir ao plano", declarou o diretor.
Comunicar erro
SUPREME

Comentários

ANUNCIA